domingo, 28 de outubro de 2007

domingo, 7 de outubro de 2007

DE CANINDÉ PRA CARQUEIJA DOS ALVES

Raimundo Nonato Pinheiro Alves

Olá! Caros irmãos.
"O finado nosso pai contava que todos os anos nossos avós iam para a Festa de Canindé. Eles tinham muita ligação com aquela região, pois nossa família é originária do reduto de um povo branco, apelidado de "Cachimbos", moradores no distrito de "Negreiros". Na verdade, Negreiros era a fazenda onde moravam os parentes de nosso avô, Pedro Alves, que ainda tinha terras por lá. Era na comemoração da festa de S. Francisco que esses parentes se reuniam em Canindé. Nossos avós preparavam uma comitiva de romeiros composta dos parentes do lado de cá da Serra, os Alves. Dela faziam parte o Neco dos Santos e seu irmão, ainda jovem, o Moisés, o compadre Cassiano , Sinhá Miranda e o Mundô Vidal. Cada um ia em sua montaria e os meninos, Luiz e Raimundo, de 7 e 8 anos, muito bem acomodados, em seus caçuás forrados com cuxins, seguros nos cabeçotes da cangalha, levados pela mula Morena. Iam na frente, sob os cuidados de Joaquim Cassiano. Ao romper do dia estavam chegando a Canindé. De repente, surgem dois faróis iluminando toda a estrada, acompanhados de um barulho medonho, uma zoada estranha, um ronco de um animal do outro mundo.Era um "automóvel" de uns ricaços de Fortaleza, vadiando naquelas brenhas. Os dois meninos, mal despertos, pularam de dentro de seus caçuás e ganharam o mato, uma plantação de mandioca existente ali, na beira da estrada. Os donos do carro rolavam de rir, enquanto os romeiros, também assustados, saiam a procurar as crianças embrenhadas no mato, E quem disse que as encontravam? Só quando o Sol despontou, clareando o mundo, é que elas foram achadas, abraçadas aos trancos de maniva, espantadíssimas. Depois de muita peleja conseguiram convencê-las a voltar á estrada e a seus caçuás acolchoados. Essa história ele, nosso pai, contava com graça, esboçando um sorriso de satisfação, como se fora uma aventura do tempo de criança."
Gente, eu posso melhorar esse texto depois, caso alguém se lembre de mais algum pormenor e queira acrescentar ou corrigir alguma coisa. É que fui me lembrando do caso e digitei direto nessa maravilhosa máquina de escrever. Abs e bj do Ramunáh.

NOTÍCIAS DA CARQUEIJA DOS ALVES

ESCOLA PEDRO ALVES DA SILVA REATIVADA
1. A secretaria de Educação de Capistrano, tendo à frenteo prof. Artur Pinheiro,recuperou uma das salas da ESCOLA PEDRO ALVES DA SILVA, há mais de 12 anos fechada. A família que morava na sala de aula, está em uma casa de propriedade dos irmãos Artur e Hélder.
2. TELEFONE PÚBLICO
A Associação Comunitária de São João da Carqueija conseguiu junto a OI um telefoen público para a comunidade. O abaixo assinado encaminhado pelo presidente Sssa Pinheiro Alves, foi entregue pessoalmente na sede da TELEMAR-CE pelo prof. Artur Pinheiro. O número do telefone é 085 3326 1347. Quem gostou foi o Pedro Jorge e a Ana que estão constantemente na casa Grande.
3. Começou a safra de caju na Carqueija dos Alves. A produção este ano vai ser uma
das maiores, haja vista ter havido um bom inverno
4. prefeito José Renato manda passar a máquina na estrada entre o Pesqueiro a
Carqueija dos Alves e a Murubeca. Também foi passada a máquina no campo de
futebol do Prof. Artur Pinheiro Alves, para alegria da juventude local.
5 Comunidade da Carquija dos Alves participam das festas dos Padroeiros:
São Mateus na Carqueija do mesmo nome,
Santa Terezinha de Lizieux, no Pai João que agora é paróquia de Capistrano
Para tanto tiveram o apoio da Secretaria de Educação com trensporte.

MUSEU:
Vvisite o ECOMUSEU RURAL DE CAPISTRANO RAIMUNDO ALVES DA SILVA, na Carqueija dos Alves, e veja parte de nossa história.

NOSSO BLOG.
Mande sua notícia ou história da Carqueija dos Alves para este Blog. Faça seu Comentário
FRANCISCO ARTU PEINHEIRO ALVES